ERA UMA VEZ O CINEMA


Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (1967)

cover Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas

link to Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas on IMDb

País: USA, 111 minutos

Titulo Original: Bonnie and Clyde

Diretor(s): Arthur Penn

Gênero(s): Ação, Biografia, Crime, Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.8/10 (99735 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia (Burnett Guffey)

Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Estelle Parsons)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Revelação Masculina (Michael J. Pollard)

Prêmio de Melhor Revelação Feminina (Faye Dunaway)

Festival de Cinema de Mar del Plata, Argentina

Prêmio de Melhor Filme (Arthur Penn)

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Não Europeu (Arthur Penn)

Prêmios David di Donatello, Itália

David de Melhor Ator Estrangeiro (Warren Beatty)

David de Melhor Atriz Estrangeira (Faye Dunaway)

Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA

Prêmio de Melhor Filme

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Preêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Gene Hackman)

Prêmio de Melhor Roteiro (David Newman, Robert Benton )

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Roteiro (David Newman, Robert Benton )

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (David Newman, Robert Benton)

Prêmios Laurel, USA

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Filme de Ação - Drama

Prêmio Laurel de Ouro de Melhor Atriz em um Drama (Faye Dunaway)

Sinopse: Em 1930, durante a Grande Depressão, Bonnie Parker, uma garçonete de 19 anos, conhece Clyde Barrow, 21 anos, um  ex-presidiário que foi solto por bom comportamento, quando este tenta roubar o carro de sua mãe. 

Atraída pelo rapaz, ela o acompanha.  Ambos iniciam uma carreira de crimes, assaltando bancos e roubando automóveis.  Conhecem o mecânico C.W. Moss, que passa a ser o novo companheiro da dupla, mas durante um assalto matam uma pessoa e são caçados daí em diante como assassinos.

Ao grupo, une-se Buck, o irmão de Clyde, recém-saído da cadeia, e Blanche, sua mulher.

Sucedem-se os assaltos e logo o quinteto ganha fama em todo o sul do país.  Uma noite, são cercados por vários policiais e, obrigados a matar para fugir, passam a ser perseguidos em vários Estados.

O filme quebrou diversos tabus e foi um campeão de bilheteria e crítica, muito popular entre a geração jovem dos anos 60. Influenciado pela nouvelle vague francesa, o filme é famoso tanto por sua montagem acelerada quanto por suas rápidas mudanças do tom da narrativa, passando rapidamente do humor para a violência mais exacerbada.

Polêmico em seu lançamento, por uma suposta glorificação de assassinos e pelo nível de violência na tela, a Warner Brothers tinha tão pouca fé no resultado da bilheteria que ofereceu a Beatty, produtor novato e grande incentivador para que ele fosse realizado, 40% da renda total ao invés do salário normal pago a um produtor. Seis anos depois, Bonnie & Clyde já havia rendido 70 milhões de dólares em todo mundo e transformado Warren Beatty em milionário.

Além de estabelecer Warren Beatty como realizador importante em Hollywood, o filme lançou ao estrelato Faye Dunaway e Gene Hackman, deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante a Estelle Parsons e o de melhor fotografia a Burnett Guffey entre as dez indicações que recebeu, cinco delas para atores (Beatty e Dunaway na categoria principal e Hackman, Parsons e Michael J. Pollard como coadjuvantes). Gene Wilder com seu tradicional aspecto nervoso teve uma pequena participação neste que foi seu primeiro filme.

Essa versão de 1967 continua, entretanto, sendo a mais famosa fonte de informações sobre os criminosos. Obviamente que, como toda adaptação de uma história real, há algumas limitações e escolhas que acabam simplificando a vida dos personagens retratados. Apesar disso, a obra chegou a ser criticada no momento de seu lançamento pelo conteúdo, que teria aberto as portas para um conteúdo cada vez mais violento nas telas dos cinemas americanos. Ela foi, por exemplo, uma das primeiras a usar pequenas cargas explosivas com sacos de sangue dentro da roupa dos atores para simular os buracos de balas. Outra questão abordada foi a glorificação do crime.

A gangue da vida real tinha mais membros e houveram prisões, outros assassinatos e um horrível acidente de carro que deixou Bonnie queimada e muito machucada, mas nada disso entrou no roteiro. Já um tema polêmico que é bastante retratado é a sexualidade do protagonista. O assunto foi amenizado desde a primeira versão da história, que descrevia Clyde como um homem bissexual em uma relação a três com Bonnie e o motorista da gangue. Em vez disso, essa parte fica mais para a interpretação e quem assiste e ele parece ser heterossexual, mas impotente.

Elenco: